O Coletivo Nacional dos Eletricitarios (CNE) representado por Nailor Gato, diretor do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia e Coordenador do CNE, Wellington Diniz, diretor do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão e Emanuel Mendes, diretor do Sindicato dos Eletricitarios do Rio de Janeiro e Região e da Confederação Nacional dos Urbanitários, esteve reunido com técnicos da casa Civil para apresentar a visão dos trabalhadores do Sistema Eletrobras sobre o processo de privatização da empresa.

A pasta que é comandada pelo ministro Walter Braga Netto, foi representada pela equipe do General Sergio José Pereira, chefe de Gabinete da Casa Civil e pelo Secretário Executivo Adjunto, Tiago Mendes. A pauta discutida foi a seguinte:

  1. Cenário do setor elétrico na pandemia do Covid-19;
  2. Importância da Eletrobras na retomada do crescimento pós-pandemia;
  3. Disponibilização de material técnico elaborado pelos trabalhadores e trabalhadoras das empresas Eletrobras.
  4. Alternativa à descotização do preço da energia da Eletrobras sem a perda do controle acionário.
  5. Influência dos agentes financeiros nacionais e internacionais no processo de venda da Eletrobras.
  6. Aumento da conta de luz para o consumidor residencial e industrial como resultado da venda da estatal.
  7. Capitalização da Eletrobras sem a perda do controle acionário.

Os representantes do CNE discorreram sobre a visão dos trabalhadores sobre o processo de privatização apontando os riscos de aumento de tarifa, a falta de competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo e interno, graves prejuízos relacionados à questão hídrica, dentre outros pontos.

Segundo Thiago Mendes, o governo federal tem como prioridade a privatização de algumas empresas públicas e que a medida provisória, no caso da Eletrobras, já foi enviada ao congresso Nacional. Para ele é importante que a sociedade realize o debate sobre o processo de privatização ou não da Eletrobras.

Ele disse ainda que, o trabalho técnico realizado pelos trabalhadores do Sistema Eletrobras e entregue pelos representantes dos trabalhadores intitulado “Eletrobras: ferramenta estratégica para a retomada da economia” tem relevância, números e dados importantes e que irá       encaminhar aos seus superiores o referido documento entregue pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários deixou claro que o objetivo é discutir o tema com a parte do governo que não é da área econômica para que pudessem tomar nota sobre o processo de privatização da Eletrobras e suas consequências para toda a sociedade.

O CNE ratificou sua posição de que a privatização significa aumento na conta de Luz. Destacaram que, mesmo o governo criando fórmulas “milagrosas” com o dinheiro público, como a Medida Provisória 998, que retira verba de P&D para tentar amenizar o impacto do aumento na conta de luz no Norte não causou o impacto pretendido, pelo contrário, a tarifa aumentou significamente na região.

O CNE continuará realizando a luta é o debate no governo, no senado e no congresso Nacional.