Com intuito de agilizar o processo denominado URP, que se encontra em fase de negociação direta entre o STIU-DF, a Eletronorte e a AGU, o sindicato e seu corpo jurídico se reuniram mais uma vez na tarde de ontem (23) com o Relações Sindical da empresa, Fábio Amorim.

Na ocasião, foi questionado o fato da AGU não ter emitido o parecer favorável à continuidade das negociações, alegando insuficiência de dados. O documento que consta na referida Agência é a rejeição da proposta de um deságio de 40% sobre montante a ser distribuído entre os contemplados.

O STIU-DF fez questão de mostrar a diferença entre os valores calculados pelo contabilista contratado pelo sindicato, e os calculados pelo perito nomeado pela justiça do trabalho. Fica evidente que a diferença já supera em muito o suposto deságio proposto pela Eletronorte, mas como é de praxe, a empresa quita os seus passivos trabalhistas com base nos valores calculados pelo juízo e com um deságio a ser negociado com a representatividade dos trabalhadores.

O Sindicato entende que devido ao longo tempo que o processo permaneceu na justiça, e que diante do fato da empresa ter concordado em negociar administrativamente o referido pagamento, não é justo a apreciação de um deságio tão substancial quanto os 40%. Assim, ficou estabelecido em mesa que a empresa apresentará os dados à AGU para obter a autorização de oficializar ao sindicato uma proposta condizente com a realidade. Ficou agendada uma próxima reunião, a princípio, para o dia 25 de setembro.