Depois de confirmado mais um caso de contaminação na empresa pelo Covid-19, o STIU-DF se reuniu com a diretoria, gestores e profissionais do serviço médico da CEB para tratar do fortalecimento das medidas de prevenção da doença e proteção dos trabalhadores que estão atuando presencialmente.

O Sindicato relatou a falta de informações e orientação adequada aos empregados sobre como proceder no caso de testagem positiva de algum colega de equipe ou de familiar.

O STIU-DF questionou ainda a precariedade da higienização nas áreas onde são executados serviços de manutenção, principalmente subestações, além das viaturas e banheiros.
Na reunião de ontem, 10/07, a empresa informou que implementará um novo protocolo médico para a prevenção da Covid-19, contemplando recomendações recentes das autoridades de saúde.

A entidade cobrou celeridade nessa medida e pouco depois do fim da reunião, o relações sindicais informou ao sindicato que o novo protocolo, seguido de amplo esclarecimento da categoria, será implementado a partir da próxima segunda-feira, 13 de Julho.

A CEB descartou a testagem em massa dos trabalhadores que atuam no campo e em salas de operação. Alegou a falta de precisão do exame sorológico e a necessidade de critérios médicos para o teste PCR (molecular). Sobre a aferição de temperatura dos empregados, a diretoria afirmou que essa medida não seria eficaz no momento, já que poucos acessam a empresa sem ser de carro ou outro veículo.

Por fim, registrou que está contratando uma empresa para sanitização das diferentes áreas da Companhia. O STIU-DF, ao deixar claro que não admitirá negligência com a saúde dos trabalhadores, reforçou a urgência do novo protocolo e a necessidade de sua ampla informação no âmbito da empresa.