Neste primeiro de Maio inédito, sem manifestações e comemorações nas ruas do Brasil e do mundo, o STIU-DF reafirma as bandeiras de solidariedade, justiça, saúde e emprego para uma vida digna à classe trabalhadora. O cenário da pandemia pôs em evidência a urgente necessidade de mudanças no sistema, que segue privilegiando o mercado em detrimento do povo brasileiro. Evidenciou também que é a classe trabalhadora, formada por homens e mulheres, que sustenta o país nos ombros.

Em meio à pandemia, no qual muitos trabalhadores anônimos arriscam as suas vidas para salvar outras vidas e manter em funcionamento os serviços essenciais, brota a esperança para a construção de um mundo novo, solidário e que esteja a serviço das maiorias. Que priorize a saúde, a educação, a alimentação digna, a distribuição de renda, o fortalecimento das empresas públicas e a universalização do acesso à água e energia.

Não há fórmula mágica para essa transformação, ainda haverá sacrifícios e lutas. No entanto, teremos uns aos outros, de mãos dadas, até que o primeiro de Maio, seja um dia de plena comemoração.

Aos trabalhadores do Sistema Eletrobras, da CEB, do ONS parabenizamos e agradecemos pelo trabalho essencial que prestam a todo povo brasileiro e ao desenvolvimento econômico e social do país.