Os dirigentes sindicais questionaram em videoconferência realizada ontem, 15/04, as medidas unilaterais que vêm sendo tomadas pela diretoria da CEB nos últimos dias. Uma delas, a Resolução de Diretoria nº 102/2020, autoriza a alteração das escalas de revezamento sem ouvir os trabalhadores e sem a realização de termo aditivo com o Sindicato. Vale lembrar que esse ponto compõe cláusula de acordo coletivo de trabalho e não pode ser definido apenas pela empresa. O STIU-DF deixou claro na reunião que não aceitará a imposição de escalas.

Outro ponto tratado foi a concessão de férias antecipadas aos empregados impedidos de atuar (grupos de risco) ou que estejam em teletrabalho. A diretoria da empresa garantiu que essa questão está sendo negociada entre os gestores e trabalhadores, alcançando um contingente pequeno do quadro.

Por fim, sobre a perda de adicionais, incluindo a periculosidade, a CEB informou estar respaldada para suspender a concessão aos empregados que, nessa situação de isolamento social, não estejam atuando no sistema elétrico. O Sindicato pontuou que irá acompanhar todos os casos e atuará para impedir que a pandemia do Coronavírus seja utilizada como pretexto para prejudicar os trabalhadores.

Trabalhadores da CEB dão lição de compromisso e solidariedade

Nesse momento difícil de isolamento social, com forte consequência na economia e na vida das pessoas, são muito bem vindas as ações de solidariedade e apoio prestadas aos mais pobres da população.

Nesse sentido, os trabalhadores e trabalhadoras da CEB protagonizaram um belo gesto na última terça-feira, 14/04, ao distribuir uma tonelada de cestas básicas a comunidades carentes do Distrito Federal. Os alimentos foram arrecadados em quinze dias pelos próprios empregados. O STIU-DF parabeniza a iniciativa e registra o seu orgulho de representar uma categoria como a nossa, repleta de história, dedicação e compromisso com a população do DF.