Em assembleia realizada na terça-feira (4), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, participaram de uma assembleia deliberativa para discutirem os rumos da campanha salarial e deliberar sobre a proposta de pré-pauta Nacional e Específica do ACT 2020/2022.

Após discussão, o termo de ACT, bem como os demais itens constantes do Edital de Convocação de Assembleia Permanente, foram aprovados por ampla maioria.

Na ocasião, os representantes do STIU-DF cobraram um posicionamento da empresa no que diz respeito à redução da diária de horas de viagem a serviço feito unilateralmente pela Eletronorte, descumprindo cláusula do acordo que determina que toda e qualquer alteração em normas devem ser discutidas antes com a representatividade dos trabalhadores.

Foi informado ainda que o Sindinorte abriu mão da cobrança da cota negocial e já comunicou a empresa para que não faça os descontos em folha. Em seguida esclareceu sobre os erros nos salários dos(as) trabalhadores(as) no mês de janeiro, onde a folha foi executada pela Eletrobras utilizando o Proerp.

Como se trata de um sistema unificado para todas as empresas do grupo Eletrobras, a inclusão dos dados dos trabalhadores da Eletronorte, cuja folha de pagamento possui inúmeras rubricas, entrou em conflito com as rubricas existentes e com isso gerou erros nos contra cheques dos(as) trabalhadores(as) . A empresa se comprometeu em corrigir os erros e resolver todas as pendências até o dia 10 de fevereiro.

Na oportunidade, a categoria aprovou também a renovação do ACT Banco de Horas, que havia perdido a vigência no dia 31 de janeiro.

Cabe destacar que, o Sindinorte realizará assembleias em todas as bases até o dia 11 deste mês. No dia 13, na sede da Eletrobras, Rio de Janeiro, será entregue oficialmente pelo CNE a Pauta Nacional do ACT 2020/2022. Posteriormente, será a vez do Sindinorte entregar a Pauta Especifica na Eletronorte