A campanha salarial da CEB, que teve início no mês de outubro, está longe de um fim. Na 11º rodada de negociação para o novo Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, que aconteceu na manhã desta terça-feira (26), a direção da empresa apresentou uma proposta preliminar para apreciação dos trabalhadores e trabalhadoras.

A CEB, que se comprometeu a formalizar a proposta ao ACT ainda hoje, prossegue com a política de retrocessos, apostando na retirada de direitos da categoria. De acordo com a comissão de negociação, além da negativa para o reajuste salarial, a empresa mantém a exclusão do tíquete natalino.

Para a cláusula sexta do ACT, que versa sobre o adicional de condutor, a proposta contempla o recebimento de um adicional fixo mensal, sendo os condutores classificados em apenas duas categorias. Para os trabalhadores que conduzem habitualmente os veículos da empresa o valor será de R$ 300 (trezentos reais), já os trabalhadores que esporadicamente conduzem os veículos o valor será de R$ 42,84 (quarenta e dois reais e oitenta e quatro centavos.

A empresa manteve a contraproposta de 1/3 de remuneração de férias, fim do quinquênio e redução da indenização por morte e invalidez não decorrente de acidente de trabalho. Para os casos de morte e invalidez acidentária, a CEB manteve as 60 remunerações. Não houve avanços em relação as outras cláusulas.

Diante da proposta, o STIU-DF convoca toda a categoria para assembleia de apreciação e deliberação sobre o termo apresentado, nesta quarta-feira (27), às 9h, na CEB/SIA. Na oportunidade os cebianos também vão deliberar sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado, conforme edital publicado no Jornal de Brasília.

Haverá ônibus.