A abertura do X Congresso dos Urbanitários do DF – CONURB, realizada na manhã desta sexta-feira (22) foi marcada por discursos de solidariedade e compromisso com a luta em defesa do setor elétrico estatal e contra a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Representando o STIU-DF, Ailton Andrade deu início à atividade destacando a importância da participação da categoria no Congresso, sobretudo, “em um momento de ataque aos direitos dos trabalhadores e ao patrimônio público”. Para ele é imprescindível que a discussão dos dois dias de evento repercuta nas bases de atuação do sindicato.

A diretora do SINPRO-DF, Gilsa Camilo, saudou os participantes e enfatizou a urgência da unidade das entidades para enfrentar a agenda neoliberal imposta pelo governo. “É a luta de todos que vai garantir a manutenção dos nossos direitos”.

O deputado Chico Vigilante (PT) parabenizou a realização do Congresso e o desempenho da entidade sindical frente às ofensivas do governo federal e local para viabilizar a privatização da Eletrobras e CEB. “O STIU-DF é a resistência na luta contra o desmonte do setor elétrico”, ressaltou.

Na mesma perspectiva, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rodrigo Rodrigues, afirmou que, a resistência do sindicato foi essencial para travar a privatização em âmbito nacional, caso contrário, a Eletrobras “já teria sido entregue às empresas chinesas”.

Rodrigues pontuou ainda que é inadmissível que um governo entregue ao capital privado setores estratégicos para a soberania e o desenvolvimento de uma nação. “A Vale é reflexo do absurdo que a privatização faz para um país”.

“O STIU-DF tem se destacado como um dos sindicatos mais combativos do DF, atuando fortemente na luta contra as privatizações. Além de ser referência para o movimento sindical e popular”, disse o presidente do PCdoB, Augusto Madeira. Ele reafirmou a parceria do Partido junto à entidade “na luta contra a retirada de direitos e contra o desmonte do patrimônio público”.

Durante os dois de evento, os participantes definirão diretrizes de luta contra a privatização do setor elétrico, discutirão sobre previdência complementar e previdência social, impactos da reforma trabalhista no processo de negociação de Acordos Coletivos, haverá ainda, debate sobre a reforma do Estatuto da entidade.

A atividade contou com a participação de dezenas de delegados e delegadas eleitos pela categoria, bem como, com a presença de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), PCdoB, Sinpro-DF, Sindágua, Sindmetro-DF, Sindicato dos Bancários, Advocacia Garcez, Associação dos Empregados de Furnas (ASEF) e do deputado distrital Chico Vigilante.