Com a finalidade de privatizar a Companhia Energética de Brasília (CEB), o GFD está tentando passar a imagem de que a empresa é falida e não teria condições de prestar bons serviços para a sociedade. Por outro lado, a própria população do DF reconhece em pesquisas feitas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abrade) a qualidade do serviço prestado.

Em audiência realizada pela Câmara Legislativa no fim da semana passada, que contou com grande demonstração de força da categoria, o engenheiro e ex-diretor da CEB, Mauro Martinelli, que esteve oito anos na gestão da empresa (2011 a 2018), enfatizou que os índices DEC e FEC – indicadores que medem a qualidade na prestação do serviço – mostram claramente que estão acima do que são exigidos pela Aneel para 2019.

“A CEB está com nota MS e nós chegaremos a SS. Isso é pesquisa de opinião. Ou seja, a população de Brasília avaliando da CEB”, disse Martinelli. “Fico feliz quando eu vejo aqui o atual diretor Financeiro da empresa reconhecendo o grande papel dos profissionais. A CEB tem um quadro enxuto, com menos de 900 trabalhadores, para operar e manter todo o sistema do DF funcionando”, acrescentou.

O ex-diretor relatou também que, quando assumiu a diretoria de Operação da CEB, a empresa estava completamente sucateada. Segundo ele, de 2011 a 2014, houve a maior recuperação da história da Companhia, com investimentos que nunca tinham sido feitos antes, por nenhum outro governo.

“Os investimentos estruturantes, que são os mais caros, já foram realizados. Por isso hoje nós temos um sistema elétrico robusto e forte em Brasília, que mesmo diante de tempestades o sistema continua de pé, enquanto viadutos caem e sobrelojas são inundadas”, destacou. “Mas o que estão tentando fazer é transformar a jóia da coroa em patinho feio. O objetivo nós sabemos bem”, finalizou.