CEBEm reunião realizada na última segunda-feira, 22/2, a área de recursos humanos da CEB informou ao Sindicato que já foram concluídos os estudos e a metodologia para o enquadramento salarial dos trabalhadores na nova tabela do PCCS. Agora falta a aprovação da diretoria colegiada da empresa, o que poderá ocorrer amanhã, 26/2.
O RH informou que está sendo observado o percentual mínimo de 2%, previsto no ACT vigente, nesta fase de implementação do Plano (enquadramento “cego”). Na próxima semana, o Sindicato receberá da empresa o quadro com os reajustes salariais de todos os trabalhadores, que deverão variar de 2% a 4,98%, conforme o posicionamento do salário atual na nova tabela.
Já estão em processo de análise as regras de promoção que, segundo os técnicos do RH, irão incorporar tanto a avaliação de desempenho – que consiste na avaliação do resultado funcional e na matriz de competência – quanto um critério objetivo que garanta a todos os trabalhadores a progressão na carreira.
É importante deixar claro que o enquadramento “cego” é apenas uma fase da implementação do PCCS. O realinhamento e a correção das distorções salariais existentes constituem as lutas seguintes, que dependerão de muita mobilização, unidade e disposição da categoria.

 

Sindicato alerta que não aceitará “trenzinho da alegria” no PCCS

Os dirigentes sindicais presentes na reunião fizeram questão de registrar que a tentativa de aproveitar o momento para conceder reajustes seletivos e diferenciados a alguns empregados – o famoso “trenzinho da alegria” – será prontamente denunciada pelo Sindicato aos órgãos competentes. É inaceitável que essa prática perniciosa continue a ser marca da política de cargos e salários da CEB, gerando indignação e descontentamento generalizados. Chega!

 

 

Entenda os termos do PCCS

Enquadramento “cego”

É o processo pelo qual o salário do empregado é posicionado automaticamente na nova tabela. Como não pode haver redução de salário, o enquadramento “cego” quase sempre resulta em ganhos ao empregado, pois o seu posicionamento na tabela deve se dar sempre na referência seguinte. Quanto mais distante desta referência, maior será o percentual de reajuste.

Referência salarial

É a subdivisão da tabela salarial.

Avaliação de desempenho

É uma metodologia adotada pelas empresas com a finalidade de assegurar, no PCCS, a promoção dos empregados mais bem avaliados. É uma oportunidade para que os empregados e gerentes possam melhorar continuamente seus desempenhos e habilidades. É importante destacar que a avaliação de desempenho não tem cunho punitivo.

Acompanhamento de resultado funcional

Este módulo visa auferir os resultados apresentados pelo empregado com base nas atribuições previamente negociadas com o gestor imediato, bem como identificar variáveis que influenciaram no desempenho.

Matriz por competência

Competência é a capacidade de mobilização e transformação individual do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para agregação de valor à organização, em termos de desempenho, resultados e comportamentos manifestados no contexto organizacional.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF