Trabalhadores e trabalhadoras de várias empresas públicas se reuniram no STIU-DF na tarde desta quarta-feira (28) para redefinir estratégias de atuação contra a proposta de privatização do ministro de Bolsonaro, Paulo Guedes, que pretende vender todas as estatais no Brasil.

Representantes dos eletricitários, Correios, bancários, petroleiros e portuários estão reposicionando a luta contra a venda do patrimônio público brasileiro e contra a entrega da soberania nacional. Também discutem formas de articular melhor a luta contra a retirada de direitos, como a reforma da Previdência Social.

Para o dirigente sindical do STIU-DF, Victor Frota, é importante unificar as ações de luta em defesa das empresas estatais. “Isso ajuda a ganhar força, mobiliza as bases, atinge mais parlamentares e novos setores da sociedade”, aponta.

Pela manhã

Mais cedo, dirigentes sindicais do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) estiveram na Câmara e no Senado para dialogar com deputados e senadores sobre os prejuízos de se privatizar empresas como a Eletrobras.

Como parte de ampliação e intensificação do processo de articulação no Congresso, os dirigentes foram recebidos pelo deputado Pedro Lucas, líder do PTB na Câmara, e pelo o Senador Weverton Rocha (PDT-MA).

Também houve audiência pública na Câmara dos Deputados para se discutir o processo de privatização da Casa do Moeda, empresa pública fundada em 1694.