No mês do trabalhador – maio – a assessoria parlamentar do DIAP atualiza e coloca disponível as proposições de interesses dos trabalhadores – celetistas e do setor público – e também das organizações sindicais e sobre piso salarial em tramitação no Congresso.
São quatro monitores com: 1) informações fundamentais sobre as matérias de interesse dos trabalhadores do setor público; 2) as proposições que versam sobre organização sindical; 3) as que elencam matérias em discussão no Legislativo de interesses dos trabalhadores celetistas; e 4) as que tratam de pisos salariais.
Para acessar as informações clique na parte superior da página na aba “Monitor Parlamentar”, que identifica a proposição, com tipo, número e ano; a ementa (resumo da matéria); objetivo da iniciativa; e a tramitação, com a situação atual e os próximos passos – o colegiado em que a proposta vai ser examinada.
As proposições estão divididas por tema e Casa do Congresso. O monitor do funcionalismo identifica 13 matérias em tramitação. São 12 na Câmara e uma no Senado.
O monitor do setor privado destaca, na opinião do DIAP, as 21 matérias mais importantes em discussão pelos deputados e senadores – são 17 na Câmara e quatro no Senado.
Das proposições de interesse das organizações sindicais, 15 estão na Câmara e apenas uma está em discussão no Senado.
Por fim, o DIAP levantou 46 propostas em discussão no Congresso que versam sobre piso salarial. São 43 na Câmara e apenas três no Senado.
O levantamento dessas proposições pode orientar a atuação do movimento sindical no Congresso Nacional.
(Agência DIAP)
