Os jornais paraguaios anunciaram no início da tarde desta segunda-feira, 29, que o presidente Mario Abdo Benítez aceitou o pedido de renúncia das quatro autoridades do país que participaram das negociações para o acordo entre a Ande, a Eletrobras e Itaipu.

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luis Castiglioni; o presidente da Ande, Alcides Jiménez; o embaixador paraguaio no Brasil, Hugo Saguier Caballero, e até o diretor-geral paraguaio de Itaipu, José Alderete, puseram os cargos à disposição. E o presidente Mario Abdo Benítez aceitou a renúncia dos quatro.

Deputados e senadores paraguaios, principalmente ligados à oposição vinham pedindo a cabeça das quatro autoridades, sob pena de responderem a um juízo político.

Enquanto isso, sindicatos ligados aos funcionários da Ande e de outros setores organizaram manifestações, exatamente para pedir a punição dos implicados no acordo, que consideram prejudicial ao país.

A manifestação dos funcionários da Ande começou na frente da sede da empresa, em Assunção, e agora chega ao Congresso Nacional, que agora à tarde vai ouvir as autoridades que assinaram o acordo em Itaipu.

Fonte: H2Foz