Ao longo de 2025, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e as entidades sindicais que o compõem participaram das negociações com a Eletrobras/Axia para a construção de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) unificado de Banco de Horas, válido para todo o sistema Eletrobras. No entanto, segundo a empresa, por questões operacionais, a proposta final só foi possível de ser apresentada no final de dezembro de 2025.

Diante do período de festas de fim de ano e da baixa presença da base, as entidades solicitaram a prorrogação do prazo para a realização das assembleias deliberativas. Nesse contexto, o STIU-DF convoca os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte e Furnas (base Brasília) para participarem de Assembleia Deliberativa, na próxima sexta (16), às 13h, em modalidade virtual, para avaliação da proposta.

O termo apresentada prevê um Banco de Horas unificado, construído a partir de cláusulas já existentes em acordos de bases que possuíam esse instrumento, como Eletronorte e Eletrosul. Para bases que não possuíam Banco de Horas formalizado, como Furnas, o ACT representa a assinatura do primeiro acordo sobre o tema. Após avaliação das entidades, o CNE deliberou por encaminhar a proposta para apreciação da categoria.

Cabe destacar que, sendo aprovado, o novo Banco de Horas terá vigência a partir de 1º de abril de 2026, em razão do processo de unificação dos sistemas internos.

O texto completo da proposta de ACT de Banco de Horas está disponível no site do sindicato. O STIU-DF destaca a importância de que as trabalhadoras e os trabalhadores conheçam o conteúdo do Acordo antes da assembleia e participem da deliberação.

Em breve será divulgado o link de acesso à assembleia.