nPUBDois mil e sete está chegando ao fim e é hora de o Sindicato prestar contas das lutas e ações empreendidas neste ano. Este jornal foi editado com este objetivo e destaca as principais notícias do segundo semestre. Uma boa parte do jornal é dedicada ao V CONURB-DF, ocorrido no início de dezembro, evento que encerrou com êxito todo o trabalho feito neste ano. O V Congresso dos Urbanitários no Distrito Federal representou um importante momento de reflexão e avaliação na trajetória de lutas da nossa categoria. Além disso, demonstrou, mais uma vez, a representatividade do STIU-DF no meio sindical, no movimento popular, no parlamento e no conjunto das forças que lutam pela transformação da sociedade e pelo socialismo.
As saudações proferidas na abertura do evento pelos companheiros Geraldo Magela (deputado federal PT-DF), Paulo Tadeu (deputado distrital PT-DF), Chico Leite (deputado distrital, líder do PT na Câmara Legislativa), Chico Vigilante (ex-deputado distrital e atual presidente do PT-DF), Edmilson (Movimento Popular – Cidade Estrutural) e Clóvis Scherer (supervisor técnico do Escritório Regional – DF do DIEESE) enfatizaram a coerência, combatividade, independência e importância histórica da atuação dos urbanitários nos cenários local, nacional e setorial.
De fato, o nosso Sindicato vem, ao longo de seus 23 anos de existência e a cada mandato, contribuindo efetivamente com a luta dos trabalhadores e com a transformação da sociedade brasileira, seja na defesa da democracia, da soberania nacional, do desenvolvimento sustentável e da dignidade dos trabalhadores, seja no ataque às políticas neoliberais de privatização, desemprego e flexibilização de direitos trabalhistas.
É preciso que se registre, porém, que a construção desse caminho somente se tornou possível pelo grau de comprometimento, maturidade e consciência política da nossa categoria, que, por vezes, fez-se representar por companheiros que fizeram história no STIU-DF. O V CONURB-DF homenageou um desses companheiros, Pedro Araújo Alves.
Com a realização do V CONURB-DF, praticamente encerramos a agenda de trabalho deste ano, mas continuamos na entidade atendendo e encaminhando as demandas da categoria. Queremos desejar a todos os trabalhadores urbanitários um fim de ano tranqüilo, com muita saúde e paz, e que estejamos juntos novamente em 2008, lutando e garantindo conquistas.