Na manhã desta terça-feira, 28, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, rejeitaram a contraproposta da Eletrobras referente ao novo Acordo Coletivo de Trabalho. A proposta da empresa prevê o reajuste salarial de 1,5%.

Na pauta de reivindicações, a categoria solicitou o índice correspondente a 150% do ICV-DIEESE apurado no período compreendido entre 1º de maio de 2018 e 30 de abril de 2019.

A direção da empresa, ao longo da negociação, vem colocando obstáculos para avançar com a pauta da categoria. Em sentindo contrário às reivindicações dos eletricitários, a Eletrobras concentra a discussão na retirada de direitos e benefícios.

Com base na intransigência dos representantes da empresa, o Coletivo Nacional dos Eletricitários havia deliberado pela greve de 72 horas, a partir do dia 3 de junho. No entanto, com a reabertura dos canais de negociação, o CNE decidiu suspender o movimento grevista.

Para o dirigente do STIU-DF, Victor Frota, a empresa estava inflexível quanto à negociação do ACT. “Entretanto, com a possível realização da greve a direção da Eletrobras decidiu reconsiderar a proposta e agendar uma nova reunião para discussão das reivindicações”, disse o dirigente. Ele completa enfatizando que “a nossa categoria é resistente e não vai abrir mão de nenhum direito, seja com discussão em mesa de negociação, seja na greve”, conclui.

A quinta rodada de negociação está agendada para o dia 4 de junho, no Rio de Janeiro.