Mais do que nunca, a hora é de luta e mobilização.

Em linha com o que já vinha sendo publicado pela imprensa, a CEB fez nesta quinta-feira (23) Comunicado ao Mercado, trazendo a público a solicitação do governador Ibaneis (MDB) para que a empresa realize estudos visando, entre outros pontos, a “hipótese de transferência do controle acionário da CEB Distribuição S.A. para acionista estratégico”.

Trata-se da primeira manifestação formal do GDF e da própria CEB sobre a possibilidade de privatização da distribuidora, apontando claramente um caminho diferente ao prometido nas urnas e apontado pelo Plano de Negócios 2019-2023 da Companhia, aprovado pelo Conselho de Administração em dezembro de 2018 e mantido na última reunião do órgão, com voto contrário dos acionistas minoritários.

Pelo referido documento, além da alienação de imóveis, recuperação de perdas comerciais e redução de despesas operacionais, a venda das participações acionárias da CEB nas empresas de geração é apontada como estratégica para o saneamento financeiro da CEB Distribuição.

Ao abandonar o Plano de Negócios vigente, o GDF e a Companhia demonstram claramente sua opção pela proposta dos acionistas minoritários, que são contra a venda das “cebinhas” e sempre defenderam a privatização da distribuidora.

Em meio à perplexidade causada por esse processo, a categoria avisa que vai à luta em defesa da CEB pública e contra a mercantilização da distribuição da energia elétrica e de qualquer outro serviço público.

CEB 08/2019