Para defender os interesses de maus empresários, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nessa semana que vai reduzir em 90% as normas de segurança do trabalho. Segundo o site Valor Econômico, o pacote deve ficar pronto no próximo mês.

Bolsonaro disse pelas redes sociais que preservar a segurança dos trabalhadores tem “custos absurdos” para as empresas.

Se efetivada, a medida deve aumentar ainda mais o número de acidentes no Brasil. Nos últimos sete anos, cerca de 4,5 milhões de pessoas sofreram acidentes de trabalho, sendo 16,9 mil casos fatais.

No setor elétrico, uma das atividades profissionais mais perigosas do mundo, o número de óbitos é dez vezes maior do que entre trabalhadores em geral, segundo dados do Dieese.

Para cada grupo de 100 mil trabalhadores no Brasil, há 5,8 acidentes fatais. No setor elétrico, o índice é de aproximadamente 61 mortes.

De acordo com Bolsonaro, a primeira NR a ser revista é a de número 12, “que trata da regulamentação do maquinário, abrangendo desde padarias até fornos siderúrgicos”.

A partir disso, serão revistas as normas 1, 2, 3, 9, 15, 17, 24 e 28. As regras tratam de insalubridade, periculosidade, construção civil e trabalho a céu aberto.

Veja a opinião de especialista na área.