A exemplo das trabalhadoras e trabalhadores de Furnas, a categoria na Eletronorte em Brasília também rejeitou nesta quarta-feira (15) a proposta da direção da Eletrobras para o ACT 2019.

A categoria na Eletronorte aprovou o encaminhamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) de rejeitar as 14 cláusulas que a empresa pretende modificar, retirar ou incluir no ACT.

A orientação do Coletivo é recusar todas as 14 modificações e aprovar as demais, no total de 30 cláusulas que compõem o ACT vigente.

Os trabalhadores na Eletronorte também aprovaram indicativo de greve para os dias 3, 4 e 5 de junho, assim como a reivindicação de manutenção dos ACTs Específicos e Termos de Compromisso.

Durante a 3ª rodada de negociação, a direção da Eletrobras apresentou proposta de reajuste de 1% em todas as cláusulas econômicas, quando a inflação no período foi de 4,47%, segundo o índice ICV-Diesse.

Além disso, a direção da Eletrobras pretende retirar do ACT três cláusulas que abrem caminho para demitir em massa, ampliar a terceirização e, consequentemente, privatizar a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Saiba quais são as cláusulas