As trabalhadoras e trabalhadores de Furnas em Minaçu (GO) e Gurupi (TO) aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (15), o encaminhamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) em relação à nova proposta apresentada pela direção da Eletrobras para o ACT 2019. Ontem (14), a categoria em Brasília decidiu da mesma forma.

O encaminhamento do CNE foi pela rejeição de proposta da empresa apresentada na 3ª rodada de negociação, que visa modificar, retirar ou incluir 14 cláusulas. A orientação do Coletivo é rejeitar todas essas e aprovar as demais, no total de 30 cláusulas que compõem o ACT vigente. Veja as propostas de alterações

A categoria também aprovou indicativo de greve para os dias 3, 4 e 5 de junho, assim como a reivindicação de manutenção dos ACTs Específicos e Termos de Compromisso.

PLR

O dirigente sindical do STIU-DF, David Oliveira, informou aos trabalhadores em Brasília que o balanço da PLR ainda está na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) com os números para que os cálculos sejam feitos.

A Comissão Paritária do CNE vem cobrando celeridade da Eletrobras para apresentar com mais rapidez os resultados da lucratividade da Holding.

Privatização

David também comunicou a realização de audiência pública na Câmara dos Deputados com a presença do presidente da Eletrobras, Wilson Pinto, que manteve a intenção de privatizar as empresas.

“Teremos uma intensa batalha no Congresso e os trabalhadores precisam encaram esse desafio com coragem e determinação para evitar a venda das empresas, pois é o nosso futuro que está em jogo”, alerta David. “Inclusive, a direção da Eletrobras propõe a retirada de três cláusulas do ACT que facilitam bastante a privatização”, destaca. Veja avaliação do CNE

Plano de saúde

David informou ainda que o representante da Fundação Real Grandeza fará, na próxima semana, apresentação sobre as modificações no Plano de Saúde. O encontro será no próximo dia 20, às 14h, no auditório do Prisma, em Brasília Sul.