O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a se manifestar nesta quarta-feira (15) pela privatização da CEB. Em declaração feita ao site G1, o chefe do Executivo disse estar estudando formas de entregar a empresa pública à iniciativa privada.

“A nossa ideia é fazer um programa muito bem orientado por técnicos […] no sentido de analisar se será uma privatização pura e simples, se será a venda de ativos ou […] abertura de capitais dessas empresas”, disse Ibaneis.

No dia 6 passado, o GDF publicou edital de privatização do Metrô. A categoria reagiu com paralisação. O governo tem a mesma intenção na Caesb.

Dissimulação

Como “justificativa” para privatizar a CEB, o governador disse que “nós vamos perder a concessão [da empresa] se não cumprirmos os requisitos duríssimos estabelecidos pela Aneel”.

Desconhecendo a realidade do setor energético, Ibaneis não sabe ou pretende ignorar que a CEB figura entre as melhores distribuidoras de energia do País. Além disso, os “requisitos duríssimos estabelecidos pela Aneel” também se baseiam nos indicadores fornecidos pela população, que vem melhorando a cada semestre a nota da empresa.

Realidade

No ano passado, a CEB recebeu o prêmio internacional CIER de qualidade e satisfação do cliente. Os dados foram coletados dos próprios consumidores do DF. Quem atesta é o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida – ISQP da pesquisa ABRADEE.

Em Goiás, que teve a Celg privatizada (empresa que também distribuía energia no estado), mais de mil trabalhadores foram demitidos e a conta de luz foi reajustada em mais de 30% após a privatização. Hoje, a ex-Celg e atual Eneel, figura entre as piores empresas de distribuição do País.