Cumprindo o estatuto e reforçando o seu caráter democrático e transparente, o STIU-DF submeteu o balanço financeiro da entidade de 2018 para apreciação da categoria, que aprovou as contas da entidade. A assembleia de apreciação ocorreu nesta sexta-feira (29) no auditório do Sindicato, conforme edital divulgado no dia 8.

O STIU-DF é uma das poucas entidades sindicais em todo o País que presta contas anualmente dos recursos utilizados para as trabalhadoras e trabalhadores. “Já é uma tradição essa prestação de contas da nossa categoria. Com isso honramos a nossa luta ao damos transparência na utilização dos recursos dos trabalhadores”, destacou o dirigente sindical, Carlos Campos.

Antes de aprovar as contas, as trabalhadoras e trabalhadores apontaram as dificuldades que vem enfrentando. Ressaltaram a tentativa do governo de enfraquecer a luta com a edição da MP 873/19, justamente no momento em que tramita no Congresso Nacional a reforma da Previdência Social, que visa acabar com os direitos previdenciários da classe trabalhadora.

Além de ser inconstitucional, desrespeitar tratados internacionais e ACTs, a MP visa impedir a arrecadação das entidades sindicais por meio de desconto em folha de pagamento. A Ordem dos Advogados do Brasil e Centrais Sindicais questionam na Justiça a medida.

Os dirigentes sindicais lembraram ainda a necessidade de manter firme a luta contra a proposta de privatização do setor elétrico brasileiro, uma vez que o governo está descido a vender todas as empresas públicas.