Na quarta-feira (20), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte se reuniram em assembleia para apreciar e deliberar sobre a pauta de reivindicações nacional e específica da categoria. A pauta dos eletricitários, que inclui a solicitação do reajuste de 100% da inflação pelo ICV-Dieese, mais 50% do índice a título de ganho real, foi aprovada por unanimidade.

Na oportunidade, os trabalhadores deliberaram ainda pela aprovação da Contribuição de Fortalecimento Sindical, autorização à Diretoria Colegiada do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a Empresa, ou, frustradas as negociações, instaurar dissídio coletivo, bem como, a concordância de assembleias permanentes.

Os dirigentes sindicais do STIU-DF destacaram também a continuidade do processo de privatização da Eletrobras e suas subsidiárias, uma das pautas prioritárias do governo Bolsonaro. O PL 9436/2018 que facilita a venda da empresa ainda permanece na agenda da Câmara dos Deputados para apreciação dos parlamentares, o que requer mais atenção e mobilização dos eletricitários e eletricitárias contra a entrega do setor elétrico estatal à iniciativa privada, enfatizaram os sindicalistas.

Para a direção da entidade sindical, o momento deve ser pautado na unidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras, uma vez que, além da privatização, outras pautas de retrocessos estão colocadas para a classe trabalhadora, como a reforma previdenciária.