Em assembleia informativa realizada nesta sexta-feira (8) os dirigentes sindicais do STIU-DF comunicaram aos trabalhadores e trabalhadoras da CEB a forma truculenta em que o presidente da Faceb, Marco Antônio, vem conduzindo a Fundação.

Os dirigentes sindicais informaram que a gota d’água foi o fechamento da Central de Atendimento da Faceb no SIA e a demissão de todos os trabalhadores e trabalhadoras, totalizando dez. Alguns deles com quase 30 anos de casa.

Para os dirigentes sindicais, essas atitudes na Fundação são inaceitáveis, uma vez que a Faceb deveria cuidar, exclusivamente, do bem estar das pessoas. Na mesma medida, é inadmissível que uma entidade como a Faceb tenha um presidente tão desumano. “Foi o que ficou demostrado na terça-feira passada, com a demissão arbitrária desses trabalhadores e o fechamento da Central de Atendimento”, chama atenção o diretor José Edmilson.

Os dirigentes sindicais fizeram um histórico de fatos que vêm ocorrendo na Fundação, que estão prejudicando a categoria e os aposentados assistidos pela Faceb.

Na visão dos dirigentes sindicais, essas atitudes só demonstram o real interesse do presidente da Faceb, que a mando do presidente da CEB, quer fechar a Fundação para facilitar uma possível privatização da empresa.

A deputada Érica Kokay (PT-DF), que também participou da assembleia, lembrou as inúmeras empresas públicas que estão sendo atacadas e seguem na mira da privatização. Ela também destacou que os ataques começaram nos fundos de pensão e nos planos de saúde de alta gestão, pontos esses que justamente têm sido alvo de ataques pelo atual presidente da Faceb.

O objetivo, segundo a parlamentar, seria descreditar esses planos e com isso ter motivos para fechar a Fundação. “A categoria precisa estar unida para enfrentar esses ataques de forma irrestrita à classe trabalhadora e não somente aos trabalhadores das empresas públicas”, disse Érica.

Segundo ela, no âmbito federal, a situação estaria ainda pior, com a proposta de privatização de todas as empresas públicas.

Os dirigentes sindicais informaram ainda que, em reunião com o governador Ibanês, o chefe do Executivo local prometeu que não privatizaria nenhuma empresa. Também se reuniram com deputados distritais para fazer interlocução com o GDF.

O líder do governo na Câmara Legislativa se comprometeu em fazer uma Comissão de parlamentares e dirigentes sindicais para conversar com o governador sobre o caso. Os sindicalistas aguardam a definição da data.

Os dirigentes informaram ainda que na próxima semana, a partir de terça-feira (12), estarão nas bases conversando com a categoria em assembleias setoriais.