Essa posição já foi passada para o novo presidente da CEB, em reunião realizada no dia 14/01, quando o Sindicato deixou claro que a tentativa de manter o referido dirigente será considerada uma afronta e uma aposta inequívoca no conflito.

A Faceb é a entidade que administra os planos de saúde e previdência dos trabalhadores, aposentados e pensionistas da CEB, fazendo a gestão dos recursos descontados dos contracheques e destinados ao pagamento de benefícios.

Desta forma, a Fundação não pode ser dirigida por quem só a desacredita, investe na desconfiança em relação à entidade, não respeita a categoria e trata com desdém a entidade sindical.

Desde que foi empossado na Faceb, o atual presidente não fez outra coisa a não ser confrontar o STIU-DF e instalar o clima de medo no âmbito interno e a insegurança dos participantes e assistidos da Fundação.

Sem perfil e equilíbrio para o cargo, demitiu trabalhadores já próximos da aposentadoria e levou outros ao afastamento médico devido à pressão psicológica. Transformou as apresentações sobre o déficit do plano BD em espetáculo emocional de descrédito e desconfiança em relação ao futuro da entidade e dos planos de benefícios. Não perdeu uma oportunidade para encaminhar medidas prejudiciais aos participantes e instrumentalizar a Fundação para seus despropósitos. E no afã de empurrar “goela abaixo” a sua proposta de saldamento do BD, trabalhou pela aprovação do agravamento das premissas do plano, mesmo com estudos da própria consultoria atuarial da Fundação apontando outros caminhos, que poderá vir a provocar um aumento do déficit em mais de 70%!

Este foco no desmonte dos planos e no descrédito da Fundação, com reflexos óbvios na imagem da entidade junto aos participantes e assistidos, esteve sempre acompanhado do sectarismo, insensibilidade e comportamento anti-sindical do atual presidente, o que demonstra a sua completa incapacidade de estar à frente da Faceb, onde se impõem o respeito ao ser humano, o exercício sincero do diálogo, a disposição para negociação e a construção do consenso.

Por tudo isso, o STIU-DF reitera que a tentativa de manter o referido dirigente na Faceb é provocação gratuita e não será aceita pela categoria. A palavra de ordem é MUDANÇA na Fundação. E os urbanitários irão até as últimas consequências nessa luta!

Em defesa da Faceb, dos planos de benefícios e da dignidade dos trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas!

CEB 02/2019