Na próxima terça-feira (22) começa o 36º Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas. A atividade, que acontece no Rio de Janeiro, tem como objetivo debater e analisar a conjuntura política e econômica brasileira com foco na constante ameaça de privatização do setor elétrico. Além de discutir a organização da campanha salarial da categoria, bem como, a unificação da pauta específica e aprovar sugestões para a pauta nacional.

No ENTFU, os eletricitários vão discutir também sobre o “Sistema da dívida brasileira e os riscos à soberania nacional”, “Cooperativismo financeiro: uma alternativa econômica”, “Saúde e previdência: medidas para expansão e melhorias”.

O dirigente do STIU-DF, David Oliveira, destaca o cenário de retrocessos para a classe trabalhadora e o desmonte do patrimônio público para afirmar que o Encontro Nacional é um dos canais para a reorganização e mobilização da categoria no enfrentamento à entrega do setor elétrico estatal e na defesa dos direitos sociais e trabalhistas historicamente conquistados.

“O governo eleito, a base de notícias falsas, aposta no desmantelamento do Estado e na precarização das relações de trabalho. O 36º ENTFU vem para restabelecer a luta dos eletricitários para que não haja mais retrocessos e violências contra o bem público, bem como, contra a população brasileira que vem sofrendo uma série de ataques nefastos ao longo dos últimos três anos”, ressalta o dirigente.

Para ele, é preciso defender todo o setor elétrico estatal. “A Eletrobras, alvo da privatização, tem que ser pública. A empresa cumpre um importante papel de desenvolvimento econômico e social para o nosso país”, conclui David Oliveira.

Veja a programação: