Depois de praticamente abandonar a E-Vida, a Eletronorte reaparece para fazer atos inadequados e inconsequentes na Administração da Caixa de Assistência, colocando em risco a entidade e o seu futuro, com possibilidade de intervenção por parte da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Vamos aos fatos. Houve reunião extraordinária do Conselho Deliberativo nesta terça-feira (11), cuja pauta previa a mudança dos membros da Administração da E-Vida. No entanto, as entidades sindicais, há alguns dias, se reuniram com a direção da empresa para alertar sobre o risco de se promover uma mudança geral agora, pois isso poderia comprometer a elaboração dos demonstrativos contábeis, que precisam ser disponibilizados até o primeiro trimestre do ano que vem.

Não se trata de defender pessoas. Não é isso. Nossa preocupação é com a entidade e com o seu futuro. Pois o tempo para a realização desses demonstrativos está bastante exíguo e não temos certeza se o balanço será fechado. Dessa forma, colocar pessoas que, independentemente da qualificação profissional, ainda vão se adaptar para iniciar a própria gestão. Portanto, essa substituição nesse momento nos parece absolutamente temerária e inoportuna.

Vale destacar que, há cerca de duas semanas, foi convocada reunião com os conselhos para alertar o elevado risco de não conseguir concluir as demonstrações contábeis de 2018 a tempo. As consequências disso podem resultar, como já dissemos, em intervenção da ANS. Por isso solicitamos da diretoria o máximo empenho no sentido de não promover essas mudanças agora, pois o mais prudente seria manter a Diretoria atual até que o balanço contábil seja concluído.