ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA

PAUTA

1 – Informes;
2 – Deliberação da proposta ACT 2019/20;
3 – PLR; e
4 – Assuntos gerais.

Data: 05/11/2018 (2ª-feira)
Hora: 9h30 – 1ª Convocação / 10h – 2ª Convocação
Local: Ed. Varig, Bloco B, Sala 903

 

Desde o ano passado, o STIU-DF representa as trabalhadoras e trabalhadores da Norte Energia (Nesa). Com a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho chegando ao fim, novamente teremos que discutir e renegociar as cláusulas econômicas e sociais do ACT. Também vamos discutir a PLR.

É importante frisar que cada cláusula do ACT deve ser avaliada, debatida e entendida de forma que se traduza o interesse da maioria dos trabalhadores. Só assim a proposta poderá ser referendada em assembleia, que é soberana e, portanto, responsável pela decisão.

O STIU-DF tem um longo histórico de luta. Desde a sua fundação, em 1984, o Sindicato dos Urbanitários participou de todos os movimentos que visavam a unificação da categoria eletricitária a nível nacional. Seja negociando as datas-base e as pautas de negociação dos diversos sindicatos de eletricitários distribuídos pelo País.

A criação das Intersindicais também teve a participação ativa do STIU-DF. Tentando mudar a realidade até então existente, as Intersindicais passaram a reunir os representantes dos trabalhadores das empresas (Eletronorte, Furnas e ONS) para discutir toda a estratégia de negociação, com o esforço concentrado dos trabalhadores de cada Estado. Problemas e reivindicações comuns passaram a ser tratados em bloco, por todos os sindicatos. Somente os problemas específicos de cada empresa eram tratados individualmente.

Até então os trabalhadores de uma mesma empresa, filiados a sindicatos diferentes em virtude da localização em estados diferentes, não tinham uma pauta única de reivindicações. Cada sindicato fazia sua negociação com a direção da empresa. Muitos nem se davam ao trabalho de lutar; esperavam que outros o fizessem, pois sabiam que tudo o que conseguissem seria repassado a eles também. A criação das Intersindicais de Furnas, da Eletronorte e posteriormente do ONS pôs fim a essa prática. Os sindicatos ficaram mais fortes.

Devido a essa postura combativa, o STIU-DF se tornou uma das entidades sindicais mais respeitadas de Brasília e do Brasil. Hoje, o STIU-DF representa os trabalhadores e trabalhadoras da CEB, Eletronorte, Eletrobras, Furnas, ONS e State Grid.

Norte Energia 01/2018