Após articulações intensas junto aos senadores, dirigentes sindicais de várias partes do País, entre eles do STIU-DF, conseguiram convencer os parlamentares a derrubarem nesta terça-feira (16), a proposta de privatização das distribuidoras de energia elétrica, especialmente na região Norte, por 34 votos a 18.

Para a dirigente sindical do STIU-DF, Fabiola Antezana, o resultado da votação foi uma grande vitória para a sociedade. “Sabemos que há problemas a serem resolvidos no setor elétrico. Mas não será dessa forma, privatizando as empresas públicas, às pressas e sem debate, que tudo será resolvido. Por isso entendemos que a derrubada dessa proposta foi uma grande vitória”, aponta.

O PLC 77/2018, que já havia sido aprovado na Câmara, é de autoria do governo Temer e, segundo a proposta, visava “resolver pendências” para despertar interesses de investidores. Cada uma das empresas de distribuição de energia estava sendo oferecida pelo valor simbólico de R$ 50 mil.

Tramitando em regime de urgência desde o mês passado, a matéria foi colocada em votação. Ao pedir verificação de quórum, a oposição fez com que a votação deixasse de ser simbólica para ser nominal, ou seja, cada senador precisava dizer como votaria. Com a rejeição, este PLC 77 será arquivado.