De hoje até quinta-feira (30), as trabalhadoras e trabalhadores das empresas de distribuição de energia da Eletrobras vão paralisar as atividades por 72 horas. O motivo é a suspensão da liminar que impedia a privatização das companhias de eletricidade do Norte e Nordeste.

Um Dia Nacional de Luta também será realizado na quinta-feira com a categoria eletricitária em vários estados do País, data em que está prevista a privatização das distribuidoras do Acre (Eletroacre), Rondônia (Ceron) e Boa Vista Energia (Roraima) por apenas R$ 50 mil cada.

De acordo com o cronograma do governo Temer, a privatização da Amazonas Energia está prevista para 26 de setembro pelo mesmo valor irrisório de R$ 50 mil, preço que foi arrematada, em julho deste ano, a distribuidora do Piauí (Cepisa).

A privatização dessas distribuidoras abre caminho para a venda das empresas de geração e transmissão de energia da Eletrobras, maior empresa do setor na América Latina. Caso isso aconteça com a eleição de candidatos privatistas, as consequências para a população serão contas de luz ainda mais caras, fim das tarifas sociais e precarização da mão de obra. Para os eletricitários, demissões.

Liminar suspensa 

Na semana passada, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, aceitou o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para cassar a liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, que suspendia o leilão das distribuidoras de energia.