Nesta terça-feira, 15, os dirigentes sindicais do STIU-DF participam, em Brasília, de uma plenária ampliada convocada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários. A atividade vai contar com a participação de movimentos populares e entidades sindicais para discussão e planejamento dos próximos passos da luta contra a privatização da Eletrobras e de outros patrimônios do país.

Para o dirigente sindical do STIU-DF, Victor Frota, é fundamental a unidade de todas as categorias, movimentos populares e sindicatos na luta contra a venda do patrimônio público. Ele ressalta que o que está em jogo é a soberania e segurança do país. Além da exclusão da população à energia elétrica, “um insumo essencial para a integridade humana”, disse.

Frota destaca que o ataque do governo de Temer não se restringe à Eletrobras. “Estamos vivendo um período de grande retrocesso para as estatais. Petrobras, Caixa Econômica, Casa da Moeda, Correios, Infraero e outras instituições, essenciais para o desenvolvimento social e econômico do país, estão sendo destruídas para beneficiar o capital privado. Agora é hora de reunirmos força para barrar toda essa tragédia”, apontou o dirigente.

A plenária contará com representantes da FUP – Federação Única dos Petroleiros, Movimentos Populares, Sindicais, Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e Centrais Sindicais.

O encontro acontece a partir das 18 horas na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep).