As trabalhadoras e trabalhadores de Furnas em Brasília aprovaram, durante assembleia nesta segunda-feira (07), indicativo de greve prevista para iniciar no próximo dia 22. Serão três dias de paralisação. O motivo é a falta de avanços nas negociações para o ACT 2018. Isso porque já foram feitas três rodadas e nenhuma proposta ainda foi apresentada pela direção da Eletrobras.

A categoria de Furnas em Serra da Mesa também aprovou a paralisação. Em Gurupi, os trabalhadores e trabalhadoras decidirão nesta terça-feira (8).

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) definiu que de hoje a sexta-feira (11), a categoria eletricitária em todo o País se reunirá em assembleias para deliberar sobre a paralisação de 72 horas. A categoria na Eletronorte em Brasília também deliberou pela paralisação.

PLR

O dirigente sindical do STIU-DF, David Oliveira, informou à categoria que durante a reunião que houve no Rio de Janeiro para tratar da PLR, no dia 3 passado, a empresa apresentou números distorcidos que não condizem com os balanços.

“Os representantes da Eletrobras também não apresentaram as metas estabelecidas, apenas disseram que algumas empresas não alcançaram”, criticou David. A próxima reunião para discutir a PLR será no próximo dia (09), em Brasília.

Processo de privatização

David também informou sobre as reuniões e audiências que aconteceram na semana passada no Congresso com o intuito de barrar o PL 9.463/18, que trata da privatização da Eletrobras.

“Nossa perspectiva é muito positiva. Estamos dialogando com vários parlamentares e muitos estão se posicionando contra esse ato criminoso, que é a venda da Eletrobras. Estamos muito confiantes, mas não podemos em nenhum momento achar que a vitória está garantida, porque não está. Precisamos continuar alertas e mobilizados contra essa privatização”, alerta David.

Na próxima sexta-feira (11) haverá nova audiência pública da Comissão Especial do PL 9.463/18, na Câmara dos Deputados. O STIU-DF disponibilizará ônibus para as trabalhadoras e trabalhadores acompanharem as discussões.

Eleições STIU-DF

Por fim, o dirigente informou que nos próximos dias 09 e 10 de maio acontecerão as eleições para a Diretoria Colegiada do STIU-DF, assim como para o Conselho Fiscal da entidade. “A participação da categoria nesse processo é muito importante. Afinal, é o nosso futuro que está em jogo”, pondera.