Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, 7, a categoria na Eletronorte, em Brasília, aprovou indicativo de greve de 72 horas em repúdio à falta de avanços na negociação do acordo coletivo de trabalho da categoria.  A greve tem início no dia 22 de maio.

Foram realizadas três rodadas de negociações e, até o momento, não foi apresentada nenhuma proposta. Neste sentido, o Coletivo Nacional dos Eletricitários deliberou que no período de 7 a 11 de maio serão realizadas assembleias em todas as bases das empresas do Sistema Eletrobras para apreciação do indicativo de paralisação.

Para o dirigente sindical, Flávio Figueiroa, é preciso pressionar a direção da Eletrobras para que haja avanços significativos na negociação do ACT dos trabalhadores e trabalhadoras.

Privatização da Eletrobras

Nesta semana acontece uma série de atividades em torno da discussão da privatização da Eletrobras. Na terça-feira, 8, está prevista a votação do relatório final da Comissão Mista da MP 814, bem como, a apresentação do Relatório da Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS (9463/18).

Na sexta-feira, 11, será realizada audiência pública da Comissão Especial do PL 9463 para debater a “Privatização da Eletrobras e os reflexos na prestação de serviços à população do DF”, às 10h, no plenário 3, anexo II, da Câmara dos Deputados.

A participação da categoria é fundamental para pressionar os parlamentares na defesa da Eletrobras pública, eficiente e para todos.

Conselheiros criticam campanha do MME

A representante dos trabalhadores no Conselho de Administração, Gleide Brito, informou que, em repúdio as publicações do Ministério de Minas e Energia que responsabilizava a categoria pela situação da estatal, os conselheiros eleitos das subsidiárias lançaram um documento público afirmando que é “inadmissível que o controlador [da estatal] deliberadamente venha atuando para depreciar a companhia, utilizando argumentos inverídicos e falaciosos.

“Rechaçamos veementemente as afirmações feitas contra a imagem da Eletrobras e das pessoas que a compõe e reafirmamos nosso compromisso de atuar em defesa do seu patrimônio e na geração de valor para os seus stakeholders, em especial seus acionistas e o povo brasileiro”, destaca o documento.

Ação Judicial

A dirigente sindical do STIU-DF, Fabiola Antezana, disse que foi ajuizada na quarta-feira, 2, na 4ª Vara da Justiça Federal Cível, uma ação popular  que pede o fim da propaganda oficial do governo federal, nas redes sociais e quaisquer outros meios, sobre o processo de privatização da Eletrobras. Também é pleiteado o ressarcimento ao erário dos recursos utilizados nas veiculações já ocorridas.

O presidente Michel Temer, o Ministério de Minas e Energia, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e a direção da Eletrobras são acusados de fazer “doutrinação” sobre o processo de privatização, o que caracteriza “desvio de finalidade da publicidade institucional”.

Projeto proíbe privatizações

O Deputado Danilo Cabral (PSB-PE) protocolou, na quarta-feira (3), um projeto de lei complementar (PLP) para proibir a venda de ativos e transferência do controle societário de empresas públicas e sociedades de economia mistas no último ano de mandato dos Prefeitos, Governadores e Presidente da República.

O PLP 505/2018 busca evitar, segundo o deputado, que, no último ano de mandato, “os gestores se desfaçam destes ativos para tapar pretensos rombos nas contas públicas em função de gestões fiscais perdulárias e irresponsáveis”.

Eleição STIU-DF

Nos dias 9 e 10 de maio acontece a eleição da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do STIU-DF para o triênio 2018/2021. A participação da categoria é essencial para consolidar o processo eleitoral.

Calendário de lutas do CNE:

De 07 a 11.05

. ACT Nacional 2018

. Assembleias Deliberativas do CNE, em todas as bases das empresas do Sistema ELETROBRAS

Dia 07.05

14 horas – PL 9463

. Audiência Pública da Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS

Local: Assembléia Legislativa de Santa Catarina – ALESC

Palácio Barriga Verde

Centro

Florianópolis/SC

 Dia 07.05

14 horas – PL 9463

. Audiência Pública da Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS

Local: Assembléia Legislativa de Minas Gerais – ALEMG

Rua Rodrigues Caldas, 30 – Centro

Belo Horizonte/MG

Dia 08.05

09 horas – MP 814

. Votação do Relatório final da Comissão Mista

Local: Anexo II – Plenário 06 – Ala Senador Nilo Coelho

Senado

Brasília/DF

Dia 08.05

09 horas

. Lançamento do livro “Se é Público, é para todos”

Local: Anexo II – Auditório Freitas Nobre

Câmara dos Deputados

Brasília/DF

Dia 08.05

14h30 – PL 9463

. Apresentação do Relatório da  Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS

Local: Anexo II – Plenário 01

Câmara dos Deputados

Brasília/DF

Dia 09.05

09 horas – CNE

. Reunião da Comissão da PLR

Local: STIUDF

Brasília/DF

Dia 10.05

09 horas – CNE

. Reunião da Comissão da PLR com a ELETROBRAS

Local A definir

Brasília/DF

Dia 10.05

14 horas – PL 9463

. Audiência Pública da Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe – ALESE

Rua Ivo Pedro, s/n – Centro

Aracaju/ SE

Dia 11.05

08h30 – PL 9463

. Caminhada e Ato Político contra o PL de privatização da ELETROBRAS e CHESF

Local: Praça das Mangueiras

Paulo Afonso/BA

Dia 11.05

10 horas – PL 9463

  1. Audiência Pública da Comissão Especial do PL de privatização da ELETROBRAS;
  2. Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico do Rio de Janeiro

Local: Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ

Palácio Tiradentes

Praça XV

Rio de Janeiro/RJ

Dia 11.05

10 horas – PL 9463

. Audiência Pública “A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS E OS REFLEXOS DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO DO DF

Local: Plenário 03 – Anexo II

Câmara dos Deputados

Brasília/DF

Resistir e lutar!