Foi realizada na terça-feira, dia 24 de abril, em Brasília, a terceira rodada de negociação do ACT dos trabalhadores do Sistema Eletrobras.

Um dado lamentável nesse processo é a indefinição quanto ao nome do novo diretor de administração da Holding, ou seja, aquele que tradicionalmente tem o papel de conduzir as discussões com as entidades sindicais. Pois, o anterior, Alexandre Aniz, foi demitido, e a dita nova diretora, Aracilba Rocha, apesar de anunciada até o momento, não teve a portaria publicada com a confirmação oficial do seu nome.

Existem informações circulando de que, por conta de tramas internas, de pessoas que não querem a sua nomeação, a portaria não anda. É o chamado “fogo amigo”. Essa situação de indefinição se reflete na mesa de negociação. As respostas dadas pelos pre-postos da Eletrobras não foram muito firmes. O máximo de concessão era a repetição das cláusulas com o texto atual ou análise de cada ponto, nada de avanços. Um desrespeito com sindicalistas, que viajaram horas para ter uma posição mais clara e, assim, discutir com suas bases.

O CNE considera que essa situação precisa de uma definição. Afinal, quem negocia de verdade? O prazo anunciado pela Eletrobras para uma nova rodada de negociação, dia 17 de maio, é inaceitável, e sinaliza a falta de um comando. Muito distante para os trabalhadores que querem uma definição mais rápida das suas reivindicações. As entidades sindicais alertaram também que a data proposta pela empresa inviabiliza a apreciação em assembleia com tempo hábil, visto que o ACT Nacional está prorrogado até o dia 30/05/2018. Diante dessa situação o CNE/FNU solicitou, via ofício, que as empresas aceitem uma nova prorrogação por mais 30 dias ou antecipem a rodada de negociação para o dia 10/05/2018.

O CNE ressaltou a importância de que haja, nas próximas rodadas de negociação, um representante das Empresas de Distribuição, e que o fato da Eletrobras propor para cada distribuidora um Acordo Coletivo de Trabalho distinto, mas com o mesmo conteúdo do Acordo Nacional das Empresas de Geração e Transmissão, faz elevar o nível de tensão, podendo antecipar um confronto desnecessário. Por isso a insistência para que tal proposta seja revista a fim de manter o ambiente negocial saudável.

No que tange ao paga-mento da antecipação de 50% do 13º salário, a Eletrobras argumentou que liberaria no dia 02/05 para as empresas que tem caixa. CNE foi enfático e reivindicou que seja pago para os trabalhadores(as) de todas as empresas, bem como, que a Holding apresente o mais rápido possível o cronograma de pagamento, para que possa ser divulgado. O Coletivo quer que todos sejam tratados de maneira igual. É papel da Holding viabilizar estes recursos. Para a Eletronorte, já ficou definido que a metade do 13º será paga no dia 04/05.

PLR 2017

 Haverá reunião sobre a PLR 2017 no dia 03/05/2018, às 10 horas, no Rio de Janeiro, sendo que o local será informado posteriormente. Esta reunião terá a participação, além dos diretores da Holding, a pedido do CNE, um representante das Empresas de Distribuição.

VERGONHOSO: PRESIDENTE PINTO PAGA MILHÕES PARA FALAREM MAL DA ELETROBRAS

Em tempos de Copa do Mundo é possível comparar a atuação do presidente Pinto com aquele atacante que vai para sua área para tirar uma bola de cabeça, mas acaba fazendo gol contra. Mas, diga-se de passagem, no caso do jogador, é sempre uma fatalidade, pois ele nunca quer jogar contra o seu time. Já não se pode dizer o mesmo do presidente Pinto, que se revela, a cada dia, como uma das figuras mais entreguistas que já colocaram os pés na Eletrobras, chegando ao ponto, conforme reportagem publicada pela agência Sportlight de jornalismo investigativo, de pagar cerca de dois milhões de reais para “falarem mal” da Eletrobras na grande mídia.

Segundo reportagem da agência Sportlight, através do suporte da empresa de comunicação FSB, “foram acionados os chamados formadores de opinião, comentaristas econômicos, colunistas e repórteres em geral para mostrar um cenário que tornasse urgente a privatização, acelerada pela  pressa  do  governo  federal  em  concretizar o negócio”.

Para o CNE, essa atitude covarde do presidente Pinto, apesar de gravíssima, não é surpresa, pois quando a Eletrobras contratou a empresa FSB Comunicação, na modalidade de inexigibilidade, ou seja, com dispensa de concorrência, já se imaginava que não seria para exaltar as qualidades da maior empresa de energia da América Latina, capaz de gerar energia e levar desenvolvimento para milhões de brasileiros.

O CNE e as demais entidades sindicais exigem uma rigorosa apuração deste fato gravíssimo pelas autoridades competentes e os órgãos reguladores. Pois, levar mentiras para a sociedade, manipular números, dados, com intuito de destruir a credibilidade da Eletrobras é uma crime, no mínimo, de lesa pátria. O Sistema Eletrobras precisa urgentemente de mudanças. É necessário caráter e respeito ao patrimônio público construído pelos trabalhadores e que pertence ao Povo brasileiro.

Não podemos nos calar

O CNE reitera o seu apelo aos diretores históricos da Holding, como José Antônio Muniz, Armando Casado, Antônio Varejão, dentre outros, que se manifestem em favor da Eletrobras, colocando-se contra a sua entrega ao capital transnacional. Todos têm uma vida dedicada ao fortalecimento da empresa, portanto, assumir uma posição ao lado dos trabalhadores é um sinal de grandeza, um gesto que tem grande significado.

Pois, como diz o ditado: Quem cala, consente.

Quanto aos gestores, deveriam se conscientizar de que, em caso de privatização, serão, em sua maioria, os primeiros a serem demitidos. Portanto, parem de perseguir os trabalhadores com ameaças de cortes de direitos, como vem acontecendo na Eletronorte. Botem a mão na consciência, pois ainda há tempo de lutar em favor do Sistema Eletrobras.

CALENDÁRIO CNE

Dia 03.05 – Quinta-feira, às 10 horas

– Reunião de PLR com a Eletrobras – RJ

Dia 08.05 – Terça-feira

– Ato da Frente Parlamentar em defesa das Estatais – Câmara dos Deputados – Brasília.

Dia 11.05 – Sexta-feira às 07 horas

– Ato contra as Privatizações, em Paulo Afonso/BA

– 4ª rodada de negociação dia 10.05

(Proposta do CNE)

ASSEMBLEIAS DELIBERATIVAS: 4 A 11 DE MAIO. PARTICIPEM!

Nota CNE 25-04-2018