Representantes de entidades sindicais em todo o País que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), entre elas o STIU-DF, participaram nesta quarta-feira (4) da 2ª Rodada de Negociação para o ACT 2018. O encontro ocorreu em Brasília.

Novamente, a direção da Eletrobras não apresentou nenhuma proposta, em total desrespeito às trabalhadoras e trabalhadores que vieram de vários estados para acompanhar a negociação.

Os mensageiros da Eletrobras escalados para negociar o ACT disseram que nenhuma reivindicação da categoria referente às cláusulas novas foi aceita. Além disso, deixaram evidente que pretendem “analisar” o ACT atual, com o intuito de retirar direitos e benefícios históricos das trabalhadoras e trabalhadores.

Em resposta à postura vergonhosa e autoritária da direção da Eletrobras, a categoria vai reagir com paralisação no próximo dia 16, com o Dia de Nacional de Luta, especialmente contra a privatização do setor elétrico.

O dia 16 foi definido em função do Encontro Nacional dos Operadores do Sistema (Enop), que acontece no próximo dia 11, em Brasília. Também para que não prejudique as articulações que vêm sendo feitas nas comissões da Câmara dos Deputados contra a o processo de privatização da Eletrobras.

“Precisamos estar mobilizados e manter a unidade na categoria eletricitária em todo o País. Afinal, a luta contra todos esses retrocessos é nossa. Para isso temos que nos manter firmes no caminho da vitória”, defende o dirigente sindical do STIU-DF, Flávio Henrique Figueiroa.

Os mensageiros da Eletrobras propuseram que a 3ª Rodada de Negociação aconteça no dia 03 de maio, oportunidade em que ficaram de apresentar o índice de reajuste salarial e os índices econômicos da PLR 2017.

O CNE contestou a data e pediu que a 3ª Rodada aconteça no próximo dia 24. Os mensageiros da Eletrobras disseram que vão levar a proposta à direção da empresa e devem ficaram de responder na próxima sexta-feira (6).