Os sindicatos que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários, que integra a FNU e representa os trabalhadores dos sistema Eletrobras, estiveram em Brasília nesta quarta-feira (4/4) para a segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Eletrobras. O resultado, porém, é que a holding do sistema Eletrobras, representada pelos Relações Sindicais de cada empresa, de forma desrespeitosa, não apresentou nada de efetivo para a pauta de reivindicações dos trabalhadores, que, aliás, foi entregue há mais de 50 dias.

Para os representantes do CNE, essa segunda rodada de negociação não passou de um teatro ou de mais uma ‘enrolação’ para com os trabalhadores e ressaltam que a direção da Eletrobras não pode e não tem o direito de convocar uma reunião de negociação, criar expectativa e não apresentar nada.

Os trabalhadores não podem arcar com custos altíssimos, como passagens e hospedagem, para participarem de uma reunião e simplesmente não ser apresentada nenhuma contraproposta pela empresa.

O CNE considera que a direção da Eletrobras não pode usar somente o argumento de que as mudanças políticas nos ministérios está interferindo no processo negocial, haja visto que a pauta dos trabalhadores foi entregue no final de fevereiro. Contudo, na hora de aplicar maldades, no que se refere a cortar benefícios como a periculosidade e abono pecuniário, a empresa não se preocupa com quem está ou não no comando dos ministérios.

Sendo assim, o CNE solicita aos representantes da Eletrobras que qualquer decisão que venha trazer prejuízo aos trabalhadores seja imediatamente suspensa.

Ao final da reunião, a Eletrobras propôs nova rodada de negociação, somente, para o dia 30 de maio. Os representantes do CNE não aceitaram essa agenda da empresa, devido ao longo tempo entre uma reunião e outra, e propuseram uma reunião para o próximo dia 26 de abril e outra para o dia 3 de maio.

Os representantes da Eletrobras ficaram na pendência de responder a essa solicitação até a próxima sexta-feira, dia 6 de abril.

Fonte: http://www.fnucut.org.br