O IBGE divulgou nesta semana que a taxa média de desemprego anual no Brasil em 2017 atingiu a marca de 12,7%. É o maior índice da série feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que começou em 2012. Nos três primeiros meses do ao passado, a taxa chegou a 13,7%.

Se comparado com a taxa de desocupação em 2014, que apresentou índice de 6,8% naquele ano, o número de desempregados quase dobrou no ano passado. Pelo menos 13,2 milhões de trabalhadoras e trabalhadores ficaram desempregados em 2017.

Para o dirigente sindical do STIU-DF, José Edmilson, o Brasil está caminhando sem direção e prestes a cair num abismo. “Com essa política de querer privatizar todas as empresas públicas, o governo só vai piorar o que já está ruim. Privatização é assim. Caso esse absurdo venha a acontecer outros milhões de pessoas vão engrossar a fila de desempregados”, avalia.

Na opinião de Edmilson, o governo deveria ajudar e fortalecer os mecanismos de manutenção dos empregos e não contribuir para que mais pessoas percam seus os empregos.

“Vamos resistir com muita luta a essa política de destruição do patrimônio público brasileiro. É uma afronta muito grande o que esse governo ilegítimo está fazendo com a classe trabalhadora. Não podemos aceitar isso”, aponta.