Assembleia desta terça-feira na sede da Eletronorte.

O Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF) realizou, na manhã desta terça-feira (30), importante assembleia com a categoria eletricitária.

Na ocasião, a direção do Sindicato junto com os trabalhadores e trabalhadoras discutiram e deliberaram sobre a greve contra a reforma da previdência, a ser realizada no dia 19 de fevereiro, bem como, as eleições do E-Vida e Previnorte.

Sobre o processo de privatização do Sistema Eletrobras, representantes do STIU-DF destacaram a importância da mobilização da categoria para tentar barrar a venda da empresa. Além disso, ressaltaram os avanços das entidades na luta em defesa do patrimônio brasileiro, como o caso da liminar do juiz Claudio Kitner, da 6ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, suspendendo um artigo da MP814 que autorizava a venda da estatal, as articulações e apoios de diversos parlamentares, que inclui a base aliada do governo, para pressionar o congresso a votarem contra a privatização da holding.

Na assembleia, foi informado sobre o planejamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários, realizado em Porto Alegre. Na atividade, os dirigentes sindicais definiram uma agenda de lutas e, a partir da contribuição dos eletricitários por meio de pesquisa, estabeleceram a pauta nacional de reivindicações ao acordo coletivo de trabalho.
Após leitura das cláusulas, a categoria, de forma unânime, deliberou pela aprovação da pauta de reivindicações nacional e específica, com exceção da clausula 44ª, que trata do apoio à produção cultural.