Aumentar a transparência de Furnas com bons padrões de governança. Esses foram os principais objetivos anunciados pelo novo presidente de Furnas, Flávio Decat de Moura, durante sua posse nesta terça-feira, 15 de fevereiro. “Pacificar a casa e ter transparência e governança correta. A casa é competente, séria e vamos sair desse desafio com sucesso”, afirmou o executivo, que substituiu Carlos Nadallutti Filho, que ocupava o cargo desde 2008.
Decat destacou que a empresa manterá os investimentos em transmissão e geração, que inclui energia eólica. Segundo o novo presidente da estatal, novas chamadas públicas serão feitas para formação de parcerias para novos empreendimentos. “A escolha do novo parceiro deve recair sobre aquele que melhores condições de retorno ofereça para Furnas”, contou.
O engenheiro elétrico e eletrônico Flávio Decat disse ainda que a empresa terá a preocupação de manter e renovar a qualidade de sua mão de obra. O objetivo, segundo ele, será manter a qualificação da mão de obra e garantir a retenção de conhecimento na empresa, sobretudo na engenharia.
Para Decat, Furnas terá papel importante para fortalecer a holding Eletrobras, diante de um processo de consolidação que vive o setor. “Vivemos um momento especial no setor elétrico, onde os grandes players vão dar continuidade de fortalecimento da Eletrobras”, avaliou.
Durante a posse, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, destacou que as regiões Sudeste e Sul, onde Furnas possui forte atuação, são importantes para manter altos índices de disponibilidade ao sistema nacional. “Qualquer erro pode trazer consequências danosas ao setor elétrico brasileiro”, acredita.
(Danilo Oliveira, da Agência CanalEnergia)
