Logo que foi notificado sobre a determinação judicial proferida neste sábado (11), pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Pedro Luís Vicentin Foltran, sobre aumentar o número de efetivo devido à paralisação das atividades, o STIU-DF se prontificou a cumprir a decisão.

Inclusive, na sexta-feira (10), o STIU-DF já tinha proposto à direção da CEB aumentar a quantidade de equipes nas ruas para reduzir o número de ocorrências devido ao forte temporal que caiu na semana passada, danificando o sistema em várias regiões do DF. Mas estranhamente a empresa recusou.

Na verdade, já está claro que o interesse da direção da CEB é colocar a população contra o direito legítimo da categoria, que encontra na paralisação das atividades o último recurso para reivindicar melhores condições de trabalho e, consequentemente, prestar serviços de qualidade para a sociedade.

O STIU-DF foi informado sobre a orientação da CEB em não baixar do sistema as ocorrências já solucionadas. E neste domingo (12) chegaram novos relatos de trabalhadores que estavam em campo para resolver os problemas, mas passaram a maior parte do tempo atendendo chamados inexistentes ou demandas que já tinham sido resolvidas. Esse tipo de atitude da direção da empresa só dificulta ainda mais a resolução do problema.

É importante ressaltar também que a CEB não dispõe de viaturas bem equipadas para atender em tempo recorde todas as ocorrências causadas pelos estragos das chuvas. Mesmo assim, com todas as dificuldades, iremos nos esforçar no cumprimento da determinação judicial para que população não seja prejudicada.