Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 8, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, aprovaram por ampla maioria a adesão ao Dia Nacional de Paralisação convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais.

O Dia Nacional de Paralisação tem como objetivo, além de reivindicar a anulação da reforma que altera as relações de trabalho, denunciar os retrocessos nos direitos sociais e trabalhistas da população brasileira e o desmonte do Estado patrocinado pelo atual governo com a entrega do patrimônio público e a perda da soberania nacional.

Em Brasília, será realizado um ato no espaço do servidor, na Esplanada dos Ministérios, às 9 horas.

Setor elétrico

Em defesa do setor estatal, as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata (PSB-BA) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolaram representação junto à Procuradoria-Geral da República contra a privatização da Eletrobras proposta pelo governo.

De acordo com o documento, o modelo de privatização representará para a população brasileira uma agressão à soberania nacional, insegurança energética para o futuro e substancial elevação das tarifas no curto e no médio prazos.

A ação cita ainda a matéria publicada pelo jornalista Luís Nassif, em 28 de agosto deste ano, intitulada “A 3G e o negócio do século com a Eletrobras”, que destaca a atuação do secretário Executivo do Ministério das Minas e Energia, Paulo Pedrosa como operador da privatização da Eletrobras, com claro conflito de interesses.

Na ocasião, foi informado que o Sindinorte está em Brasília atuando no Congresso para a criação de uma frente parlamentar em defesa da Eletronorte.

Calendário de lutas do CNE

Dia 08.11

. Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Salvador, em defesa do Sistema ELETROBRAS e CHESF

Local: Câmara de Vereadores

Dia 10.11

. GREVE GERAL contra a Reforma Trabalhista

Dia 20.11

. Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amapá, em defesa Sistema ELETROBRAS e ELETRONORTE

Local: Macapá/AP

Dia 24.11

. Audiência pública na Câmara Legislativa do DF em defesa das estatais públicas, às 15h

Local: Brasília/DF

Dia 28.11

. Reunião do CNE

Local: Rio de Janeiro/RJ

Dia 29.11

. Audiência Pública na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, em defesa da ELETROBRAS, às 10 horas

Local: Rio de Janeiro/RJ

Dia 29.11

. Audiência pública na Câmara Federal para debater as privatizações e a segurança nacional,  às 9h

Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, Brasília/DF

 

ENERGIA NÃO É MERCADORIA