Trabalhadores do campo e cidade se uniram e lotaram o centro do Rio de Janeiro em defesa da soberania nacional e contra o pacote de privatização das empresas públicas. Sindicalistas, eletricitários, petroleiros, bancários, atingidos por barragens e outros fizeram história neste 3 de outubro, Dia Nacional de Luta em Defesa da Soberania.

De acordo com algumas entidades, 50 mil pessoas foram às ruas para deixar claro que o Brasil não está à venda.

No setor elétrico, os trabalhadores e trabalhadoras paralisaram as atividades em todo o território nacional, atingindo diversos setores do Sistema Eletrobras. Na Eletronorte, a adesão à greve foi massiva.

Esse índice de participação da categoria é resultado da mobilização e conscientização sobre o quão nefasta a privatização é para a sociedade e para o setor elétrico. Além disso, a campanha “Energia Não é Mercadoria”, organizada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários e coordenada pela FNU, tem repercutido positivamente nas ruas, nas empresas e no meio parlamentar.

Permanecendo nesse caminho de luta, participação e compromisso da categoria que será possível barrar a venda dos ativos da Eletrobras e de suas subsidiárias e, a partir disso, avançar no fortalecimento e desenvolvimento das estatais elétricas, com garantia de direitos e emprego.

O Sindinorte parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras. Nossa luta segue em defesa do nosso patrimônio, em defesa das nossas riquezas. Juntos somos mais fortes!

# Energia Não é Mercadoria

Participe do movimento Energia Não é Mercadoria e ajude a salvar uma das maiores riquezas do Brasil. Vender o sistema elétrico brasileiro é entregar rios e reservatórios da maior bacia de água potável do planeta a empresas pertencentes a potências estrangeiras. Diga NÃO à privatização do setor elétrico. Visite www.energianaoemercadoria.com.br, mande sua mensagem e pressione o Congresso Nacional. Você também pode ajudar o movimento ao interagir com a gente nas redes sociais: Facebook (https://goo.gl/MUzzSB). Instagram (@EnergiaNaoMercadoria) e Twitter (@EnergiaNaoMercadoria). Curta, comente e compartilhe nosso conteúdo.

Sindinorte nota 04.10