A exemplo das bases em Serra da Mesa e Gurupi, as trabalhadoras e trabalhadores de Furnas em Brasília Sul aprovaram, por ampla maioria, em assembleia realizada nesta quinta-feira (21), paralisações a serem feitas nos dias 25 de setembro e 03 de outubro. Os movimentos paredistas serão feitos em protesto à intenção do governo Temer em privatizar as empresas do grupo Eletrobras.

Também está previsto grande ato contra as privatizações no dia 25 na usina de Furnas em São José da Barra, em Minas Gerais. No mesmo dia à tarde, na câmara municipal, haverá audiência pública para esclarecer os parlamentares e movimentos sociais sobre os efeitos nocivos da venda do patrimônio público brasileiro.

Em outubro, dia 03, outro grande ato está previsto no Rio com a possível participação dos trabalhadores da Eletrobras, da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

O diretor do STIU-DF David Oliveira avaliou de forma positiva os atos e audiências públicas que estão acontecendo no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores em todo o País.

“O movimento contra a privatização vem crescendo e temos que fortalecer essa luta ainda mais. Temos um desafio grande, que é vencer essa guerra contra as privatizações especialmente na sociedade”, destacou David.

Informes

David esclareceu que os convênios da Real Grandeza com a Associação dos Médicos de Hospitais Privados no DF (AMHPDF) e com as farmácias Drogasil e Pacheco já estão operando.

O convênio com a AMHPDF possibilitou quase que dobrar o número de médicos que atendem pelo plano de saúde. Com as farmácias estão previstos descontos em medicamentos e perfumaria.

David também informou que o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) moveu ação contra o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, devido às divergências verificadas na Consulta Pública feita pelo ministério para iniciar o processo de privatização do setor elétrico.