MME confirma indicação do executivo pela presidenta Dilma Rousseff

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou Flávio Decat como presidente de Furnas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, após reunião do ministro com a presidenta Dilma Rousseff, que indicou o executivo para o cargo, em Brasília. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do MME à Agência CanalEnergia.

Segundo Lobão, Decat irá conversar com o vice-presidente da República, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB. O ministro disse ainda que conversará com todos os líderes para tentar sanar qualquer desentendimento sobre a nomeação. “Não há o que se dizer contra ele”, afirmou o ministro, segundo a Agência Brasil. Atualmente, Decat é vice-presidente de distribuição da Rede Energia. O executivo já foi diretor da Cemig, Eletrobras e Eletronuclear. Decat vai substituir Carlos Nadallutti Filho, que assumiu em 2008.

Lobão disse ainda que os demais diretores das estatais deverão colocar os cargo à disposição, mas que a medida não significará que todos os diretores deixarão a estatal, segundo o Blog do Planalto, espaço institucional da Presiência da República na internet. Ainda de acordo com o ministro, o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, “é um técnico que pode ser aproveitado em qualquer posto do setor elétrico”, ao ser questionado a respeito da manutenção do executivo no cargo.

(Agência CanalEnergia, com informações da Agência Brasil)