IELN

A Intersindical concluiu, no último dia 18 de janeiro, a pesquisa de opinião sobre as alterações impostas pela empresa ao plano de saúde, com uma participação expressiva dos trabalhadores do ONS. Os resultados são apresentados a seguir, onde poderão ser verificadas as respostas dos participantes às modificações impostas pelo ONS.
A Intersindical destaca, mais uma vez, que a imposição da faixa etária promoveu uma quebra unilateral de contrato por parte da empresa e violou frontalmente o artigo 468 da Consolidação das Leis do Trabalho, o Enunciado n.º 51 da Súmula de Jurisprudência do Colendo Tribunal Superior do Trabalho e a Cláusula 15.ª do Acordo Coletivo de Trabalho vigente no período de 2010-2012.
Os sindicatos têm por obrigação ajuizar ações no intuito de preservar o direito dos trabalhadores do ONS, e em breve convocarão as assembleias para deliberação da categoria somente quanto ao tipo de ajuizamento, se por ação coletiva, em nível nacional, encabeçada pela FNU, ou se por meio de processos coletivos regionais ajuizados pelos sindicatos. A Intersindical entende que a melhor opção para categoria é um processo único e de amplitude nacional.

Perguntas que constaram do questionário da pesquisa:

1. Qual a sua idade?

2. Você acha que houve uma boa interação entre a Comissão do Plano de Saúde ONS-Bradesco e os trabalhadores do ONS para elaboração deste novo plano?

3. Você acha que as alterações implantadas no Plano de Saúde foram benéficas a todos trabalhadores do ONS?

4. Você acha que o Plano de Saúde deveria ser mantido solidário (pago por vidas) conforme sempre foi nesses últimos 10 (dez) anos?

5. Você acha que após esgotadas todas as negociações possíveis com a empresa, os sindicatos devam buscar uma solução jurídica para o caso?

Tabulação da pesquisa

Pesquisa Plano Saúde ONS

Houve boa interação

Alterações foram benéficas a todos

Plano deve ser mantido solidário

*Participantes < 40 anos (mantido solidário)

Sindicatos devem buscar solução judicial

Sim

45

43

187

69

189

Não

196

208

54

33

44

Não sabe

12

2

12

7

20

TOTAL

253

253

253

109

253


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF