FUR

Passado o mês de janeiro, período no qual muitos companheiros e companheiras programam suas merecidas férias, a maioria dos trabalhadores já voltou a sua rotina de trabalho na empresa. Portanto, é chegada a hora de retomarmos as nossas atividades visando à preparação da campanha salarial de data-base 2011-2012.
Todos sabem que a nossa data-base é 1.º de maio e que, nos últimos anos, as negociações têm acontecido em dois momentos – pautas nacional e específica. Por isso mesmo, para que possamos organizar bem esse processo, é necessário que a programação leve em conta todos os eventos que podem influenciar na nossa forma de organização.
Neste mês de fevereiro, todas as intersindicais que compõem o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) estarão realizando os seus encontros, quando irão discutir a nova conjuntura política – analisando desde as eleições gerais do ano passado, a composição do novo governo, principalmente quanto aos ministérios que se relacionam ou interagem com as nossas empresas e, conseqüentemente, com a nossa data-base, até os nossos possíveis aliados no Congresso Nacional –, além da composição das diretorias e as condições de trabalho em nossas empresas.
Em outro momento, é feita a análise de conjuntura econômica. Convidado pelas entidades, um especialista no assunto faz um extrato da situação do ano anterior e apresenta as perspectivas para o próximo período, analisando a política econômica interna e externa e qual a situação do Brasil no contexto da economia mundial.
Após a análise política e econômica e o diagnóstico das empresas, é iniciado o processo de elaboração da pauta de reivindicações, composta das demandas e necessidades encaminhadas pelos trabalhadores.
Ao longo dos últimos anos, as negociações das pautas nacional e específica entraram num processo de unificação de benefícios. Com isso, a pauta específica sofre um esvaziamento e a nacional passa a incorporar os benefícios unificados. Para esta data-base, a Eletrobras sugeriu a discussão sobre a unificação de controle de frequência (banco de horas); horas extras (turno e revezamento e horas in itinere); adicional de sobreaviso e adicional noturno.
Portanto, se você ainda não participou da PESQUISA da DATA-BASE 2011, tem até o dia 11 de fevereiro para contribuir com a organização de campanha salarial. Acesse a página da Federação Nacional dos Urbanitários – www.fnucut.org.br e responda a pesquisa da data-base.

ENCONTRO NACIONAL DOS TRABALHADORES DE FURNAS – ENTFU

Nós trabalhadores de Furnas, há muitos anos que estamos organizados com os nossos sindicatos na IntersindicalFurnas, que todos os anos organiza um encontro, onde fazemos nossas analises de conjuntura, avaliamos a situação da nossa empresa, da Fundação Real Grandeza, o PLAMES, CAEFE, entre outros temas.
Sempre discutimos e organizamos uma pauta específica e neste ano não será diferente, mesmo sabendo, que a construção do acordo coletivo de trabalho específico está sendo “enxugado” por um processo de unificação de benefícios. Mas é importante que possamos conhecer os anseios, necessidades e preocupações dos trabalhadores e debatê-los com a empresa. Caso queira contribuir, deixe suas sugestões no espaço reservado no final do boletim e entregue a um representante do Sindicato dos Urbanitários em Brasília ou Serra da Mesa até o dia 18 de fevereiro.
Neste ano o ENTFU – Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas está sendo organizado pelo Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu e será realizado nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e, portanto, nossa primeira assembléia de preparação para a data-base de 2011, será realizada no dia 10 de fevereiro, no tradicional horário de 12h30. Não deixe de participar!!

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Data: 10/2/2011 (quinta-feira) 
Horário: 12h30
Local: Garagem coberta do DRB.O e Usina de Serra da Mesa

PAUTA:

  • Informes
  • Escolha de um representante da base como delegado ao ENTFU e
  • Assuntos Gerais


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF