Pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta o valor necessário para que uma pessoa alcance a felicidade. Segundo estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), existe um valor a partir do qual ganhar mais dinheiro deixa de representar bem-estar: R$ 11 mil por mês.

O estudo foi realizado a partir de entrevistas feitas pelo instituto Gallup, entre 2008 e 2009, com mais de 450 mil americanos, que relataram a frequência com que se sentiram felizes e estressados.

Cada entrevistado também teve de dar uma nota, de zero a dez, sobre o quanto estavam satisfeitas com suas vidas. A nota média foi de 6,76.

Em seguida, as respostas foram combinadas a dados sobre a condição financeira dos entrevistados.

Foi então que os pesquisadores perceberam que o índice de satisfação com a vida crescia proporcionalmente ao salário até o patamar de R$ 11 mil mensais, quando a nota deixava de crescer.

“Uma renda pequena exacerba as dores emocionais associadas a problemas como divórcio, doença ou solidão”, diz Daniel Kahneman, da Universidade Princeton, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2002 e coautor da pesquisa.

(Fonte: Fábio Mendes, Band)