Após cinco meses de negociação, as trabalhadoras e trabalhadores da State Grid aprovaram nesta quarta-feira (16), por unanimidade, a proposta de reajuste salarial para o ACT 2016/18. O percentual aprovado ficou acima do indicador IPCA no período, que foi de 4,76%.

O reajuste salarial foi de 5%. O mesmo percentual vem sendo aplicado no benefício Vale Páscoa desde março.  Já os reajustes no Auxílio Creche e Vale Natal foram de 8%. O Auxílio Alimentação/Refeição foi reajustado em 5,21%.

O diretor do STIU-DF David Oliveira destacou que as entidades sindicais tiveram um papel decisivo na construção da proposta aprovada. “Os sindicatos participaram ativamente das negociações com a empresa e não foi nada fácil chegar a esses percentuais de reajuste acima da inflação”, conta. “O importante é que a categoria saiu vitoriosa e precisamos fortalecer ainda mais essa luta”, acrescenta.

O dirigente sindical Sidney Lucena também destacou a importância do fortalecimento da luta, uma vez que o momento econômico no Brasil e no mundo é bastante preocupante.

“O momento não está fácil para nós trabalhadores, tendo em vista a conjuntura política e econômica que estamos vivendo. As reformas do governo, que retiram direitos históricos e garantias da classe trabalhadora, refletem bem isso. Se a gente não se fortalecer enquanto categoria, e um dos mecanismos que temos para isso é a filiação sindical, a luta fica ainda mais difícil”, explica Lucena.