Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte lotados em Brasília aprovaram, na quarta-feira (25), a contraproposta apresentada pela empresa para o Banco de Horas. Além disso, os dirigentes sindicais do STIU-DF informaram à categoria sobre o andamento da PLR, 13º salário, dentre outros assuntos.

A proposta do Banco de Horas prevê a utilização de abono assiduidade, porventura existente, em comum acordo com a gerência imediata, para abatimento do saldo negativo acumulado, desde que requerido antes do fechamento da frequência. Ademais, o prolongamento da jornada diária de trabalho fora do horário de funcionamento da instalação ocorrerá mediante comum acordo entre o empregado e a gerência, e será computado no banco de horas respeitando os limites estabelecidos no termo.

PLR

Para buscar uma solução ao impasse criado pela Eletrobras sobre a parte controversa da Participação nos Lucros e Resultados, o Coletivo Nacional dos Eletricitários acionou a justiça. Neste sentido, a primeira audiência de conciliação está pré-agendada para o mês de fevereiro.

Adiantamento 13º salário

A Empresa informou que como não possui caixa disponível, assim, o adiantamento de 50%  (cinquenta por cento) do 13º somente será pago nas férias ou a partir do mês de  novembro. O ACT Nacional prevê a possibilidade de pagamento do adiantamento do do 13º desde que haja disponibilidade orçamentária. Contudo depois de muita pressão do Sindinorte, a Empresa afirmou que está buscando uma solução. A Empresa dará uma posição definitiva até o final deste mês.

E-VIDA

O Sindinorte se reuniu com a Eletronorte para tratar do reajuste da co-participação no plano E-Vida PPRS. A Empresa esta fazendo os cálculos do impacto nas mensalidades, assim que estiver concluído informará à categoria.

A Empresa arcará com eventuais déficits do Plano de Custeio do E-VIDA PPRS decorrentes da não aplicação nas faixas etárias do índice de 43,31%, proposto pelo estudo Atuarial.

O Sindinorte propôs que a partir de janeiro/2018 tenhamos o cumprimento do regulamento, ou seja:

I. Janeiro/2018 reajustar as faixas salariais e as faixas etárias pelo índice ganho na database de maio/2017;

II. Janeiro/2019 reajustar as faixas salariais e as faixas etárias pelo índice ganho na database de maio/2018;

 

III. Janeiro/2020 reajustar as faixas salariais pelo índice ganho na database de maio/2019 e reajustar as faixas etárias pelo índice fruto da negociação entre Empresa e sindicatos que deverá acontecer entre os meses de outubro a dezembro de 2019, sendo que esta negociação terá como base o estudo atuarial do período de julho/2016 a junho/2019 (36 meses). A empresa aceitou a proposta do Sindinorte para o próximo triênio.