Na manhã desta segunda-feira (4), conforme deliberação em assembleia, a categoria eletricitária em Furnas, lotada em Brasília, Serra da Mesa e Gurupi, suspendeu as atividades devido à falta de proposta da Eletrobras sobre o acordo coletivo de trabalho dos trabalhadores e trabalhadores da empresa, em negociação desde maio. Além disso, a direção da Holding suspendeu a 4ª rodada de negociação do ACT Nacional, que estava prevista para o próximo dia 7 de julho.

Na ocasião, a categoria deliberou pela aprovação do indicativo de greve por tempo indeterminado, a partir do dia 11, caso os diretores das empresas do Sistema Eletrobras insistam em manter a suspensão das negociações.

O dirigente sindical, Antonio Maria Claret, ressaltou que, além da pauta corporativa, a categoria deve ficar atenta ao processo de retomada da privatização do setor elétrico, que vem sendo incentivada pelo governo interino, na tentativa de entregar ao capital privado setores estratégicos, como o setor elétrico e petrolífero.

Nesse sentido, foi aprovado, também, para o dia 15 deste mês, o Dia Nacional de Paralisação em Defesa das Empresas Públicas do Setor Elétrico. Neste dia, os eletricitários realizarão atos contra os projetos de privatização das estatais.